Saúde

9 cuidados com a voz durante o inverno

Fonoaudióloga que atende pelo aplicativo GetNinjas oferece dicas que ajudam a evitar rouquidão e dores de garganta durante a estação mais fria do ano

É comum que durante o inverno as pessoas fiquem roucas ou sintam muita dor de garganta. Isso tem relação direta com a queda de temperatura e com o tempo seco, características típicas do período. O frio acaba contraindo os vasos sanguíneos, o que deixa a laringe mais estreita e as cordas vocais mais apertadas, por isso, muitas pessoas ficam roucas. Para ajudar nesse sentido, a fonoaudióloga Liliane Lopes, que atende pelo  GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, separou algumas dicas simples e práticas para cuidar da voz durante a temporada mais fria do ano. Confira abaixo quais são elas:

1 – Procure poupar a voz e não falar tão alto;
2 – Não fume;
3 – Tente ficar longe do ar condicionado;
4 – Faça inalação com vaporizador ou mesmo com uma chaleira com água quente;
5 – Evite líquidos e alimentos muito gelados ou muito quentes;
6 – Beba bastante líquido, principalmente água, e prefira chás mornos;
7 – Evite as bebidas alcoólicas e as com gás;
8- Coma maçã;
9- Evite consumir leite e derivados, pelo menos no período da manhã.

“O que muita gente pensa é que o conhaque, por exemplo, auxilia durante o frio. Ele pode até esquentar, mas assim como qualquer outra bebida alcoólica, produz ácido clorídrico, o que é prejudicial para as cordas vocais”, explica Liliane.

Se mesmo com todos esses cuidados você acabou ficando doente, procure um médico para fazer o tratamento correto, no caso das pessoas que trabalham com a voz, é importante fazer um acompanhamento com fonoaudiólogos para a realização de exercícios que auxiliam na conservação da voz.

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 200 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas,moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 3 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com 800 mil profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.

 

 

Tags : AplicativocuidadosFonoaudiólogafriogetninjasinvernoVoz
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response