Saúde

Dicas para manter saúde, imunidade e metabolismo em bom funcionamento durante o Carnaval 

O carnaval está quase aí e vale a pena checar dicas para não deixar a saúde, imunidade e metabolismo de lado nessa época.

A endocrinologista Dra. Juliana Garcia Dias, Membro titular Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia, e Membro da Endocrine Society apresenta dicas e orientações para o período de folia ser mais proveitoso.

1- Procure preservar seu horário de sono e descanso.

2- Não pule refeições e invista na alimentação mais natural possível e na hidratação.

3- Tente manter uma rotina de atividade física, mesmo que seja mais leve.

4- No período pós-ingestão de bebida alcoólica, ocorre desidratação por perda de sais minerais e eletrólitos pelo excesso de diurese provocado pelo álcool e sudorese pelo calor do nosso verão. “Além disso o álcool diminui os níveis sanguíneos de glicose, que pode disparar o gatilho de fome e de vontade de repor os estoques baixos de glicose no sangue. Resultado: aumento da vontade de comer doces e alimentos mais calóricos no momento de ressaca”, alerta Dra. Juliana.

A endocrinologista apresenta também algumas dicas para evitar problemas antes, durante e depois da folia:

1- Se exagerou na bebida alcoólica não esqueça de caprichar na hidratação bastante líquido, e evitar alimentos gordurosos que podem piorar os efeitos da ressaca.

2- Inclua na sua rotina itens como: couve, brócolis, couve-flor. Abacaxi, limão, chá verde gelado. Chá branco gelado. Curcúma, gengibre e frutas ricas em vitamina C.

3- Procure orientação médica para se preparar para o carnaval e para evitar grandes prejuízos no pós-carnaval.

 

 

Fonte: Dra. Juliana Garcia, Endocrinologista e Clínica Geral.

Membro titular Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia. Membro da Endocrine Society. Médica especialista em Clínica Geral no CREMERJ, RQE 21784

Médica especialista em Endocrinologia no CREMERJ , RQE 22895.

Atua em consultórios no Rio de Janeiro.

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Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

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