Saúde

Equilíbrio é tudo! Fuja do overtraining!

Os exercícios físicos são ótimos aliados à saúde e estética do corpo, mas a busca incansável pela perfeição pode trazer más conseqüências. Infelizmente a prática de atividades sem o auxílio de um profissional da área ainda existe, o que pode causar lesões e outros problemas, como por exemplo, o overtraining. A expressão é usada quando o praticante não respeita o descanso dos músculos e acaba treinando em excesso.

A síndrome é um dos piores perigos quando o assunto é academia, porque age em silêncio, pode ser confundida com um cansaço e, aos poucos, resultar em danos físicos e mentais, principalmente para aqueles que praticam treinos de alta intensidade.

‘”O overtraining acontece quando há um desequilíbrio da balança treinamento x (descanso+alimentação), não permitindo a reposição das reservas energéticas musculares.” Explica o ortopedista e Professor Adjunto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFRJ, Márcio Schiefer.

Segundo o ortopedista, os principais sintomas são:

– perda de rendimento (um dos primeiros sintomas)

– cansaço excessivo

– resfriados freqüentes

– dores musculares persistentes

– contusões musculares, tendinites, fraturas por estresse

– aumento da freqüência cardíaca no período de repouso

– insônia

– perda do apetite

– irritabilidade

– ansiedade

– depressão

As causas podem ser:
– falta de descanso (não reparando micro-traumas)

– alimentação pobre em energia e nutrientes

– distúrbios hormonais (como a tríade no caso da mulher atleta)

– altos níveis de cortisol (hormônio que quebra o músculo para produzir energia)

3 dicas para se prevenir do overtraining:

– é importante respeitar as planilhas de descanso

– manter uma alimentação equilibrada, ingerindo todos os nutrientes necessários, sem dietas restritivas

– em alguns casos, a ingestão de suplementos como BCAA, isotônicos, glutamina, ômega 3 e anti-oxidantes prescritos por profissionais habilitados.

Tags : equilíbrioEquiloFuja do overtrainingortopedista
Bruna Munhoz

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