BelezaSaúde

Hidratação é fundamental – alerta endocrinologista

Médica fala sobre a importância de hidratar o corpo no verão 
Apesar de sabermos da importância de hidratar o corpo, nem sempre damos a devida atenção a isso. No verão, porém, devemos redobrar a atenção, em especial no caso de crianças, idosos, gestantes e diabéticos.
“Como a perda de água e sais minerais com o suor aumenta o risco de desidratação, devemos consumir pelo 300ml de água em um intervalo de 2 ou 3 horas, de preferência em um horário longe das grandes refeições como almoço e jantar.Vale lembrar que a alimentação também é uma aliada nestes dias de calor”, explica Dra. Patrícia Peixoto, Endocrinologista e membro efetivo da SBEM (Sociedade Brasileira de endocrinologia e metabologia), da Abeso (Associação Brasileira para estudos da obesidade) e da Endocrine Society.
A médica indica consumir alimentos frescos, saudáveis e pouco calóricos, como:
  • Saladas
  • Picolés de frutas;
  • Água de coco, que hidrata, mas, tendo calorias, não deve substituir a água
  • Grãos e sementes;
E os consuma em pequenas quantidades e várias vezes ao dia;
– No café da manhã e também no lanche da tarde priorize as frutas.
– No almoço e no jantar, escolha carnes grelhadas e vegetais com saladas cruas temperadas de modo leve;
– Fuja dos alimentos gordurosos, dos refrigerantes e sucos prontos, que são ricos em açúcar e sódio, aumentando o risco de retenção de líquidos, tão comum neste período.
Devido ao calor, aumenta a chance dos alimentos se deteriorarem. “Tomem cuidado com o preparo e a conservação dos alimentos, principalmente os vegetais e as carnes, mantendo-os refrigerados e armazenados em recipientes de preferência de vidro”, alerta Dra. Patrícia.
“E ainda dá para cuidar da pele com a ingestão de água e alimentos ricos em vitamina C, que e antioxidante, como frutas cítricas, acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango e vegetais verde-escuros, agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula”, conclui a endocrinologista.
Tags : abesodra patricia peixotohidratação
ANA PAULA FELIX

The author ANA PAULA FELIX

Leave a Response