Comportamento

Meditação e seus benefícios

Redução do estresse, aumento do bem estar, estímulo da criatividade, fortalecimento de sistema nervoso e imunológico, saiba quais são os inúmeros benefícios dessa pratica para nossa saúde

Prestar atenção na respiração, na forma como se inspira o ar, mas também quando se expira, mantendo a mente mais “calma” (com menos caos de pensamentos) é algo que todos já ouviram falar que faz bem, mas quanto bem realmente faz?

São tantos os benefícios do ato de praticar a meditação regularmente que se ela fosse um remédio seria com certeza o mais prescrito no mundo.

Regeneração cerebral, ajuda na recuperação de doenças, melhora dos sintomas da ansiedade com as técnicas de respiração, capacidade de disciplinar a mente e melhora do foco, são apenas alguns dos muitos ganhos que essa prática nos traz.

Mas o que é meditação?

Enquanto muitas pessoas ainda associam a meditação com a arte de “pensar em nada”, na verdade o que ocorre é exatamente o oposto, de acordo com o Dr. Craig Hassed, palestrante sênior na Monash Medical Faculty.

Todas as práticas de meditação envolvem o treinamento da atenção, mas também o treinamento da atitude de aceitação e não reatividade, bem como atenção com a respiração e o corpo.

Então, ao invés de pensar em nada, a prática real da meditação diz respeito a reconhecer adequadamente todos os nossos pensamentos, treinar nosso cérebro para sair de sua definição padrão de deixar a vida passar.

E se você praticar a meditação regularmente, os pesquisadores acreditam que ela pode ter efeitos maravilhosos em seu cérebro. Há mais de 5 décadas a comunidade científica ocidental reúne dados sobre os benefícios da prática de meditar, e o melhor: você não precisa ser um monge budista para aproveitar estas vantagens. E dá para colocar sim a prática no teu dia a dia.

Veja abaixo algumas das vantagens que surgem da prática regular da meditação:

– redução do estresse e ansiedade

– aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho;

– diminuição da insônia e depressão;

– aumento de bem-estar e autoestima;

– estímulo da criatividade, inteligência e memória;

– fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;

– redução da pressão arterial e de dores de cabeça;

– diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas.

Então vamos meditar?

Tags : bem-estarbenefíciosMeditação
Ana Cláudia

The author Ana Cláudia

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