Saúde

Para que serve o ioga?

A Ioga é uma prática asiática milenar, e uma das melhores atividades que você pode fazer para cuidar do seu corpo e da sua mente ao mesmo tempo

Teve origem há mais de dois mil anos na Índia, e que tem como filosofia acalmar a mente e livrar o corpo de qualquer incômodo. Um dos significados da palavra ioga é união, e seu objetivo é exatamente esse: unir a mente, o corpo e o espírito. Para os orientais, não haveria essa separação que nós vemos hoje, entre cuidar do físico e do emocional.ioga
Esse objetivo seria alcançado através dos “asanas”, que são as posições praticadas na yoga. Ao desenvolver uma postura, você se permite desviar toda a atenção para o corpo, acalmando sua mente. Em conjunto com o controle da respiração, os asanas propiciam um momento para você se auto-observar, desenvolver a concentração e conhecer seu corpo.
E além do mental, todo seu corpo é trabalhado enquanto você permanece na postura, sobretudo sua musculatura.

A filosofia do ioga tradicional requer que os estudantes formem uma união com a disciplina por meio do comportamento, da dieta e da meditação. Confira a seguir os benefícios que o ioga trará para sua vida.

O Ioga serve para:

  • Diminuir o estrese: com seus movimentos silenciosos e precisos, o ioga irá afastar você dos problemas do seu dia e poderá focar-se nos movimentos do seu corpo.
  • Melhorar a flexibilidade: enquanto você aprende e aperfeiçoa novos movimentos e poses, poderá sentir uma melhora no seu equilíbrio, na sua flexibilidade, na amplitude do movimento e na força. Isso significa que estará menos propenso a sofrer lesões com os outros esportes que pratique ou as atividades do dia.
  • Evitar e/ou combater doenças: o ioga pode ajudar com uma variedade de condições de saúde, como o câncer, a depressão, a dor, a ansiedade e a insônia. Assim como também com os problemas de sono, fadiga e de estado de animo. O ioga também ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  • Perder peso: se você sofre de sobrepeso, o ioga pode lhe ajudar a realizar mudanças no seu estilo de vida, necessárias para controlar sua alimentação e perder peso.
Tags : asiáticaIoga
Ana Cláudia

The author Ana Cláudia

1 comentário

Leave a Response