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Perder peso é um dos objetivos de muitas pessoas em 2019 

Uma das metas de muitas pessoas para 2019 é perder gordura com saúde. A endocrinologista Dra. Juliana Garcia Dias, Membro titular Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia e Membro da Endocrine Society dá algumas dicas para essa promessa dar certo.

1- Não pense no peso total que quer perder em curto prazo.

“Se você tem 10 kg para perder, estabeleça metas menores a cada mês, por exemplo 2kg a cada mês. Nosso corpo tem mecanismos individuais que interferem na velocidade de perda de peso, e nem sempre o resultado mais rápido, apesar de motivador, será mais duradouro e saudável. Comemore pequenas perdas e siga no caminho”, indica a médica.

2- Planeje suas refeições, com rotina alimentar, e isso inclui os finais de semana.

“Não deixe cada refeição ser uma surpresa, e não espere a fome chegar para decidir o que vai comer. No auge da fome, nosso corpo pedirá alimentos mais calóricos. Organize sua salada e proteínas magras ao longo das refeições, para estarem acessíveis mesmo nos finais de semana”, afirma Dra Juliana.

3- Não opte por dietas muito restritivas pensando nos resultados mais rápidos.

Hábitos saudáveis são construídos dia a dia, e não do dia para a noite. A dieta muito restrita nem sempre muda hábitos e  acaba se limitando a curto prazo, não garantindo manutenção do peso perdido.

4- Não desista do seu objetivo quando percebe que o ponteiro da balança não desceu.

“Mais do que peso na balança, consistência na mudança do hábito fará com que seu corpo responda e os pequenos detalhes ou escapulidas fazem toda a diferença”, explica.

5- Não desista caso tenha caído na tentação. 

“Se passou o final de semana e você falhou em garantir o controle calórico, não fique preso à falha. Foque em retomar com mais disciplina ao planejamento inicial, mas retome o controle”, indica a médica.

6- Pratique exercício.

Mesmo se em algum momento da sua vida você conseguiu perder peso apenas com dieta, em algum momento seu corpo necessitará de aumentar gasto energético com a atividade física. “Isto é para aumentar metabolismo e queima de gordura, você precisará de atividade física. E não será apenas aeróbico. Exercícios conjugadoa ( aeróbico e com resistência de peso) são os melhores”, afirma.

7- Autoconvencimento e autoconhecimento. 

Mais do que perder peso, devemos lembrar de ser felizes. Não terá a melhor dieta ou melhor atividade física se aquela mudança não te fizer feliz. E nem sempre na vida conseguiremos manter hábitos antigos para sermos felizes. “Por isso, se conhecer e se convencer que mudanças são necessárias e dependem de você para atingir sua saúde e sua felicidade é importante no processo.

Aprenda a ser feliz com novos hábitos”, alerta Dra. Juliana.

“O processo de perda de peso sempre será  muito individual, cada pessoa poderá responder de um jeito, não deixe de procurar seu endocrinologista para otimizar a sua resposta e um feliz 2019”, conclui a médica.

Tags : dra juliana garciaperder peso
ANA PAULA FELIX

The author ANA PAULA FELIX

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