Comportamento

4 MOTIVOS PARA INICIAR 2020 COM A EQUIPE ENGAJADA

Conquistar e manter o engajamento das equipes é primordial para o sucesso de uma empresa, já que eles, juntamente com seus líderes, são os grandes responsáveis pela entrega de produtividade e resultados.Uma equipe engajada nada mais é do que um time que se compromete verdadeiramente com suas metas, “veste a camisa” da organização e dá o melhor de si na execução de seu trabalho.

O início do ano é uma excelente oportunidade de garantir o engajamento dos colaboradores ao longo do ano, basta fazer um bom planejamento e incluir um treinamento especial e inspirador na agenda.
Ainda precisa de alguns motivos para se convencer de que iniciar 2019 com a equipe engajada é importante para a sua empresa? Confira alguns que o Fabio Abate consultor e sócio diretor do Netas Treinamento ﹠ Desenvolvimento listou!

1. Aproveitar o novo ciclo
Grande parte das pessoas encara um novo ano como uma nova oportunidade de ter mais sucesso em todas as áreas de sua vida e com seus colaboradores não é diferente.
Todos já estarão mais motivados e engajados por natureza, querendo desempenhar melhor suas funções e almejando um crescimento e evolução em 2019, e aproveitar esse novo ciclo, incentivando-os ainda mais, seja por meio de treinamentos, reconhecimento, ações de bem-estar e qualidade de vida no trabalho, dentre outros, pode render bons frutos para a sua organização. 

2. Diminuir o absenteísmo
O absenteísmo é um indicador que, de certa forma, pode nos ajudar a enxergar o engajamento de nosso time. Colaboradores que apresentam muitas faltas, a menos que seja por motivos de saúde, demonstram um baixo comprometimento com a organização.
Sendo assim, uma equipe engajada, que goste do ambiente de trabalho e se sente confortável, respeitada, produtiva e reconhecida nele, tende a apresentar um baixo nível de absenteísmo, evitando prejuízos e atrasos para a organização.

3. Reter talentos
Quando os profissionais estão verdadeiramente engajados com a empresa, eles passam a buscar um crescimento dentro dela, ao invés de buscar oportunidades melhores no mercado de trabalho e isso é muito positivo para a organização, que tem mais chances de reter seus talentos e construir uma liderança sólida e comprometida.
A alta rotatividade de colaboradores não é benéfica para nenhum negócio e é por isso que investir no engajamento de sua equipe passa a ser uma atitude estratégica para alavancar os resultados.
Além disso, com um clima organizacional saudável, os problemas de saúde de seus funcionários também serão minimizados, pelo menos os decorrentes de cansaço e estresse, o que também contribui para a diminuição deste indicador.

4. Melhorar o relacionamento com os clientes
Colaboradores mais felizes e engajados prestam um atendimento muito superior ao de funcionários infelizes e insatisfeitos, isso é fato.
Hoje em dia, as pessoas prezam muito por um atendimento ao cliente mais humanizado e diferenciado, onde o colaborador realmente entenda suas dores e ofereça as soluções mais adequadas ao seu caso, e com uma equipe engajada isso é conquistado com facilidade.
“Um time engajado entende o propósito da empresa, conhece muito bem seus produtos e serviços e se compromete a resolver o problema do cliente, pois zela pela marca como se fosse sua. ” Finaliza Fabio Abate. 

Tags : 2020equipeTrabalho
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response