Comportamento

5 DICAS PARA COMBATER A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Fabio Abate sócio diretor e consultor Netas T﹠D dá dicas para que isso não se torne um problema.

Empresas estão se preocupando cada vez mais em investir no capital humano, já que sem ele a empresa não sobrevive. Hoje, um fator preocupante entre os líderes é a baixa produtividade dos funcionários, que na maioria dos casos está relacionada à desmotivação no trabalho

A Rotatividade de funcionários, redução da produtividade, prejuízos com prazos e custos são alguns dos problemas que a desmotivação no trabalho pode causar.
Existem diversos fatores que podem influenciar a desmotivação, entre eles o acúmulo de tarefas, salário injusto, clima organizacional conturbado, falta de reconhecimento, líder despreparado, falta de comunicação, ambiente de trabalho inadequado.

Algumas técnicas simples podem ajudar empresas e líderes a combater a desmotivação no trabalho:

1. Estabeleça um canal de comunicação com os funcionários.Converse e receba feedback dos funcionários. Pergunte como eles se sentem em relação ao trabalho, se há algo que o incomoda e o que ele acredita que possa melhorar a produtividade, o ambiente e a motivação.

2. Ofereça cursos, treinamentos e palestras motivacionais.Uma das vantagens dos estudos oferecidos pela empresa é que o funcionário sai do ambiente que talvez o esteja incomodando, aprende, se sente estimulado e volta enxergando a empresa com outros olhos.

3. Crie um plano de carreira.Os gestores precisam saber lidar com as expectativas dos funcionários. Mostre a eles que existem possibilidades de efetivação e crescimento dentro da empresa, isso os, ajuda a buscar desenvolvimento profissional.

4. Ofereça salário compatível com o mercado.Mesmo mostrando que há possibilidade de crescimento, é essencial oferecer um salário justo e que seja compatível com o que o mercado oferece. Se não for possível, valorize o trabalho do colaborador e aponte os pontos positivos para a sua permanência na organização.

5. Reconheça o trabalho realizado e dê feedback.Funcionários produzem com qualidade e responsabilidade quando se sentem valorizados. Mostre a eles o quanto são importantes para o desenvolvimento da empresa.

Para Fabio Abate “O bom líder é aquele que sabe como gerar o estímulo que motiva cada colaborador, mas não é só papel do líder, o colaborador também precisa estar disposto a encarar os desafios que todo trabalho impõe.”

Agora que ficou mais fácil saber como combater a desmotivação no trabalho, coloque essas dicas em prática e tenha uma equipe motivada.

Mais sobre NETAS: 

NETAS (Treinamento e Desenvolvimento)
NETAS é uma metodologia que abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. Atividades In Company, Outdoor, eventos e projeto personalizado para a sua empresa. 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes.
Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos
Top 5 no TOP of Mind 2017
Capacitar, promover conhecimento, desenvolver novas idéias e habilidades para gerar a transformação das pessoas por meio de treinamentos, atividades e dinâmicas vivenciais de desenvolvimento pessoal e profissional.

Tags : desmotivaçãodicasFábio AbateNretas T&DTrabalho
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response