Digital Life

Alunos da Mauá aliam tecnologia a saúde e bem-estar das crianças e recém-nascidos

No Brasil, uma a cada 160 crianças é diagnosticada com autismo. Infelizmente, os medicamentos e tratamentos existentes no mercado nem sempre são acessíveis, o que acaba dificultando a vida de muitas famílias que passam por essa situação. Pensando nisso, os alunos Allanis Sabino de Carvalho, Guilherme Menegasso e Luiza Tavares, do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, desenvolveram uma linha de mochilas infantis, batizada de Animato.

Voltado para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o projeto apresenta mochilas com jogos integrados, que permitem a estimulação sensorial, cognitiva e social de forma lúdica e afetiva, além de um aplicativo que apresenta informações sobre o produto, permite a personalização de cartas que fazem parte do jogo da mochila, e funciona como uma rede social para que os pais das crianças compartilharem informações e experiências entre eles.

Os alunos Lucas Amarante, Bruno Fernandes, Bruno Carrer e Renato de Souza Filho, do curso de Engenharia Elétrica, também aliaram tecnologia ao bem-estar infantil e criaram um sistema que monitora recém-nascidos por meios eletrônicos. É possível avaliar sua frequência cardíaca, oximetria, parâmetros do ambiente (temperatura, umidade e luminosidade), posição e movimentação. Além de acompanhar a qualidade do sono, identificando possíveis problemas com quedas e mudança durante a noite, e a baixa oxigenação, tudo pensado para um maior conforto e segurança do bebê.

Os projetos estarão expostos durante a Eureka 2019. O evento, que ocorre no Instituto Mauá de Tecnologia entre os dias 25 e 27 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul, é gratuito e aberto ao público.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 57 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 53 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Tags : criançasrecém nascidossaúdeTecnologia
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response