Saúde

Beber chá no inverno auxilia na hidratação corporal e traz outros benefícios para o organismo

Segundo um estudo feito por Robert Kenefick, fisiologista do Instituto de Medicina Ambiental das Forças Armadas dos Estado Unidos, nos dias frios, o hormônio que causa a sensação de sede, a secreção do ADH (Anti Diurect Homony) ou hormônio antidiurético, funciona de forma diferente, resultando em menos sede e fazendo-nos beber menos água. Segundo ele, uma das explicações possíveis para isso é a de que, nessa época, o organismo desencadeia uma serie de reações que fazem com que a circulação sanguínea fique concentrada nos vasos centrais (grandes artérias e veias), de forma a preservar o calor do corpo. Para o pesquisador isso traz uma sensação interna de que estamos suficientemente hidratados, mesmo que esse não seja o caso. Justamente por isso é extremamente importante que a atenção seja redobrada no inverno uma vez que a desidratação pode causar a febre, sonolência e, em casos mais graves, até mesmo a perda da consciência.

Diante desse contexto, o chá surge como um dos principais aliados da hidratação pois, além de ser construído quase que completamente por água e ajudar a esquentar, ainda carrega nutrientes necessários ao organismo. “Os chás são poderosos hidratantes, pois, além do fornecimento hídrico carregam consigo diversos fitonutrientes com capacidades terapêuticas, assim, sendo excelentes opções para fazerem parte de uma rotina saudável em qualquer período do ano”, explica Marcelo Correa, gerente nacional de vendas e desenvolvimento de negócios da Leão Alimentos e Bebidas. “Referências científicas estipulam um consumo mínimo de água de 30ml por cada kilo de peso corporal por dia e o chá pode ajudar nessa conta”, completa.

Segundo ele, durante o inverno há um movimento natural na população em procurar mais esse tipo de bebida. “A busca de chás aumenta em decorrência as baixas temperaturas, principalmente no inverno, justamente pela associação do consumidor da bebida com a sazonalidade, no qual bebidas quentes tem o seu consumo elevado”, conta, destacando ainda que a bebida também é perfeita para ser consumida gelada em dias mais quentes. Mas não é só isso. Além da hidratação, os chás ainda apresentam diversos benefícios: ajudam na digestão e concentração, diminuem cólicas e tranquilizam. “Curiosamente, no caso de chás, suas funcionalidades contribuem também para a procura nesta época do ano. Entre os exemplos, podemos destacar o chá de hortelã que auxilia para melhor funcionamento do sistema imunológico (combate aos resfriados), o de camomila e capim-cidreira com propriedades que auxiliam o sono ou o chá mate que te dá energia e disposição para encarar o dia”, finaliza.

Sobre a Leão Alimentos e Bebidas:

A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela gestão de toda a cadeia produtiva da linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no Brasil. Líder no mercado, a Leão leva sabor, praticidade e bem-estar à mesa dos brasileiros por meio de marcas consagradas nacionalmente, como Del Valle, Del Valle Água de Côco, Del Valle 100% Suco, Del Valle para o McDonald´s, Chá Leão, Matte Leão, Powerade, Leão Senses e ADES. Com mais de 1.500 colaboradores, além de gerar cerca de 1.000 empregos indiretos, a Leão Alimentos e Bebidas conta com unidades fabris localizadas em Linhares/ES, Fazenda Rio Grande/PR e Fernandes Pinheiro/PR, e é uma empresa comprometida com a cultura de sustentabilidade, respeitando suas comunidades, funcionários e o meio ambiente.

Tags : benefíciosCháhidrataçãohidratação corporalinvernoorganismo
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response