Beleza

Calor intenso pode causar aumento da oleosidade, perda de nutrientes e ressecamento severo da derme

O verão, época do ano em que os dias são mais longos e as noites mais curtas, é ideal para curtir praias, parques e atividades ao ar livre. A exposição ao sol, porém, demanda cuidados redobrados com a pele.

A nutricionista Ellen D’arc da Bio Mundo , rede de lojas que busca gerar saúde e bem-estar por meio de produtos saudáveis, indica alguns alimentos que promovem a manutenção da derme, uma vez que todos os tipos de pele estão sujeitos a alterações quando os termômetros marcam temperaturas altas. “O excesso de transpiração promove a perda de nutrientes importantes. Para repor, além da ingestão de alguns ingredientes naturais, eles também podem ser usados de forma tópica e trazer bons resultados”.

PARA CONTER A OLEOSIDADE

Em dias mais quentes é comum que o corpo produza mais suor e o rosto fique com aquele brilho que incomoda muita gente. “Alguns ingredientes naturais como a maçã e o pepino tem poderes adstringente e oferecem limpeza para o rosto, extremamente benéficos para quem possui acnes, inclusive”, explica a especialista. Além disso, a fruta promove a hidratação perfeita na hora de repor a água da pele e ficar longe dos óleos. Já o pepino tem propriedades clareadoras, ideal para diminuir a vermelhidão do sol e de quebra amenizar as olheiras. Ambos podem ser usados em rodelas ou extraídos o suco para aplicar com um algodão sobre a face higienizada.

ROSTO SECO NUNCA MAIS

Se engana quem pensa que a pele seca leva vantagens diante do sol forte, isso porque, por ser mais sensível, há maior possibilidade de descamação, ressecamento acentuado e em situações mais graves até feridas. Para manter a cútis saudável e com um aspecto bonito, mel e aveia são bons itens para serem associados às máscaras faciais caseiras, já que suas propriedades altamente hidratantes atingem camadas profundas da derme. “Outra vantagem é o poder anti-inflamatório, que ajuda na cicatrização de feridas e até a diminuir as linhas de expressão”. A hidratação do mel é proveniente das moléculas de açúcar, já a aveia possui grânulos perfeitos para uma esfoliação leve, podendo ser combinados entre si para potencializar os resultados.

ESFOLIAÇÃO NATURAL

Uma super dica para limpar a pele é a esfoliação natural. A esfoliação com mel e açúcar além de limpar, promove a sua hidratação. Basta misturar uma colher de sopa de mel com uma colher de açúcar em um recipiente e depois aplicar no rosto em movimentos circulares suaves. Deixar agir por 10 minutos e remover com água.

PELE NORMAL TAMBÉM PRECISA DE CUIDADOS

A pele normal também exige alguns cuidados e manutenções específicos. Mesmo que ela tenha um bom nível de hidratação, o uso de produtos inadequados pode causar alterações e desencadear aumento do suor ou ressecamento. O iogurte é um grande aliado nesses momentos por possuir ácido lático na fórmula. Ele é capaz de hidratar, combater os efeitos da poluição na pele e reduzir os poros. “É um alimento abundante em proteínas essenciais, cálcio, vitamina B2, B12 e D” informa a profissional. Uma ótima dica é espalhar uma camada bem grossa sobre a pele limpa e deixar agir entre 15 a 20 minutos, isso irá promover uma limpeza suave e desobstruir os poros.

Tags : alimentoscalorhidrataçãonutrientespeleverão
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response