Pet

Castração é a conduta mais eficaz para prevenir câncer de mama em pets

Veterinária do Centro Seres da Petz recomenda castrar a fêmea logo após o primeiro cio para garantir maior proteção

Estamos no mês de campanhas e incentivo à prevenção do câncer de mama e os laços rosas do movimento também devem envolver os pets.

Estimativas apontam que, em média, 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores nas mamas. O câncer de mama também pode atingir cães e gatos machos, embora a incidência seja pequena comparada aos casos em fêmeas.

Tumores aparecem quando as células crescem rápido e de maneira desordenada, e nas cadelas e gatas os tumores mamários sofrem influência hormonal, na maioria das vezes.

É por isso que a castração da fêmea é apontada como conduta mais eficaz para se prevenir a doença. Sem a produção dos hormônios, não há estímulo para o surgimento de tumores ou para o crescimento deles. A recomendação é castrar a fêmea logo após o primeiro cio para garantir maior proteção.

“O surgimento da doença está ligado a questões hormonais e, em função disso, infelizmente, pets fêmeas de quaisquer raças estão sujeitas a desenvolver tumores. Embora a castração não elimine totalmente os riscos, é a melhor conduta de prevenção, porque diminui consideravelmente as chances desta e de muitas outras complicações ao longo da vida das fêmeas”, avalia Simone Crestoni, médica especializada em oncologia veterinária prestadora de serviço do Centro Seres da Petz.

“Além de menor risco ao câncer de mama, as fêmeas castradas garantem mais proteção do aparelho reprodutor contra o câncer de útero e piometra, que é uma grave infecção uterina”, complementa.

Então que tal checar agora se está tudo bem? Basta dar uma olhada nas mamas das bichinhas. E não esqueça dos bichinhos também!

Algum inchaço na região? Alguma lesão aparente? Como o exame de toque feito por mulheres, os tutores também podem apalpar as mamas dos pets para sentirem se tem algum caroço.

“Ao identificar um tumor no bichinho, precisamos fazer a análise dele, a biópsia. Na maioria dos casos, retiramos o tumor para realizar exames histopatológicos. A simples palpação do nódulo não é suficiente para certeza do diagnóstico. A biópsia vai nos indicar se o tumor é benigno ou maligno. Aí sim podemos definir o tratamento. Dependendo do caso, o pet pode ser encaminhado para sessões de quimioterapia”, explica a médica veterinária.

Quimioterapia

“Os tratamentos quimioterápicos para pet vêm evoluindo bastante e nós estamos acompanhando essa evolução para aumentar as chances de cura do animal, reduzindo os riscos de metástases”, afirma a Dra. Simone Crestoni.

Quando ocorre metástase, as chances de cura diminuem expressivamente. “Os pets sentem náuseas e ficam apáticos quando fazem quimioterapia, mas eles são muito mais tolerantes aos efeitos do que os seres humanos. E o resultado pode garantir outros bons anos de vida”, pondera.

O tratamento quimioterápico só não é indicado quando o animal sofre com outras doenças graves concomitantes.

O tratamento é administrado em consultórios ou ambulatórios e os bichinhos são observados em casa pelos tutores. A internação do animal para o tratamento quimioterápico só se faz necessária quando o pet apresenta reações adversas muito intensas.

Sintomas de câncer de mamas:

Caroços na região das mamas do animal

Inchaço ou dilatação das mamas

Presença de secreções nas mamas com odor

Prevenção

Castração.

As castrações feitas depois do primeiro cio e antes do segundo cio protegem mais as fêmeas.

Exames de toque.

Consultas com médicos veterinários para check-ups periódicos.

Sobre a Petz

A rede de pet shop é a maior do Brasil em número de lojas, somando 96 — em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.

Os espaços contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e medicina veterinária. No final de 2018, a rede intensificou sua atuação em saúde com o lançamento do centro veterinário Seres, que alia conhecimento científico a equipamentos de última geração. Soma-se a esta estrutura a unidade Petz Garden, com plantas, flores e material para jardinagem e piscina.

Tags : Câncer de mamaCastraçãopetsprevenir
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response