Saúde

Dicas para evitar desconfortos respiratórios com a chegada da primavera

O crescimento da polinização das flores e plantas pode causar aumento de irritações nasais

A primavera é conhecida pela beleza das flores e, consequentemente, o início dessa estação está atrelado ao aumento da presença de pólens. “Esse aumento ocorre, principalmente, na região sul do país, devido ao clima temperado, onde os pólens ficam suspensos no ar e são disseminados pelas correntes de ar ou pelos insetos”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

Esse crescimento da polinização das flores pode fazer com que muitas pessoas passem a ter sintomas como coriza, dificuldade para respirar, espirros mais frequentes e coceira no nariz, olhos e céu da boca. Esses são sintomas da irritação nasal, que podem se agravar especialmente nos alérgicos que, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) representam cerca de 25% dos brasileiros. “Essa combinação de mudanças na primavera favorece alergias como rinites, por exemplo”, aponta a Dra. Maura.

Hábitos simples como manter-se hidratado, alimentar-se bem, lavar sempre as mãos, manter as vacinas em dia e, principalmente, limpar e hidratar o nariz diariamente ajudam a evitar esses sintomas.

“A limpeza nasal é uma importante aliada no auxílio na prevenção de doenças respiratórias como gripes e resfriados, além de ter um papel fundamental no tratamento de rinites e sinusites. Ela deve ser feita com solução salina de maneira rotineira e diária, pelo menos duas vezes ao dia, e intensificada no início dos sintomas dos quadros de via aérea alta para proporcionar alívio”, alerta a Dra. Maura.

Além de melhorar os mecanismos de defesa do organismo e diminuir as infecções e crises alérgicas, a rotina de limpeza nasal elimina as impurezas que podem estar na cavidade nasal. Atrelada a hidratação nasal, com produtos que contenham solução salina a base de gel, a mucosa permanece umidificada por mais tempo, promovendo uma hidratação prolongada, o que ajuda a manter o bom funcionamento do nariz e evitar desconfortos e irritações.

Sobre a Libbs Farmacêutica
A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há 62 anos e conta com cerca de 2.600 colaboradores. Atualmente, ocupa o 9º lugar no ranking de laboratórios do varejo farmacêutico nacional. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central.

Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade). Recentemente, inaugurou sua unidade de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use (produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.

Tags : belezaDesconfortos Respiratóriosprimavera
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response