Fitness

Estudo relaciona exercício de força a controle da diabetes

Aluna da Academia Ecológica Ecofit é exemplo da eficácia do exercício contra a doença

Um estudo realizado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) afirma que a prática de exercício físico de força, como a musculação, pode ter impacto na redução da gordura do fígado e no controle da glicemia em casos de obesidade e diabetes. Ao observar camundongos treinando por 15 dias, foi constatada uma queda de 25% a 30% na gordura do órgão, em comparação com animais obesos e sedentários.

“Esta é uma relação que já vínhamos observando no histórico de nossos alunos”, conta Viviane Lopes Carvalho, professora da Academia Ecológica Ecofit Aclimação (www.ecofit.com.br). A cliente da academia citada pela especialista é a médica Silvia Maria de Macedo Barbosa, que viveu uma mudança significativa em seu quadro de diabetes tipo 2 após começar a praticar atividade física.

“Eu apresentava um quadro em que precisava fazer atividade física, pois, além de estar acima do peso, tinha a questão do diabetes tipo 2. Comecei três vezes por semana e tive a sorte de encontrar uma profissional que conseguisse me estimular. Hoje, já treino cinco vezes por semana, uma hora por dia. Em cinco meses, consegui não só diminuir grande parte dos remédios, como, também, parar com a insulina, uma grande vitória”, comemora a médica.

Além das conquistas relacionadas ao controle do diabetes tipo 2, Silvia relata uma série de mudanças em sua qualidade de vida. Depois que começou a praticar exercícios, sentiu uma guinada na disposição e na qualidade do sono, além de melhorar muito o humor. “Consegui transformar o treino em um momento focado em mim, desligando dos problemas profissionais”, afirma.

“Recebemos diversos relatos dos alunos, sobre as diferentes formas como a musculação e outras modalidades mudaram as suas vidas. No caso da Silvia, além da incrível conquista de não precisar mais da insulina, celebramos a virada que ela deu em sua qualidade de vida e que influenciou no seu dia a dia pessoal e profissional. São histórias como essa que nos motivam a trabalhar cada vez mais para difundir a importância da prática da atividade física para a saúde e para o bem-estar”, comenta Viviane.

Sobre a Ecofit

Inaugurada em 2005, a Academia Ecológica Ecofit surgiu com o objetivo de oferecer um novo conceito em qualidade de vida, melhorando o dia a dia das pessoas por meio da atividade física prazerosa.

A proposta da academia é desenvolver não apenas o bem-estar como também o comportamento sustentável dos alunos, praticando e promovendo ações ecológicas e contagiando aqueles que convivem em seu meio ambientalmente responsável.

Com infraestrutura completa, oferece mais de 100 atividades voltadas para todas as idades, apresentando programas desenvolvidos especialmente para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Seu time de profissionais alia princípios e valores levados a sério às mais modernas práticas do mercado.

Construída com materiais reciclados, sua arquitetura diferenciada foi planejada para aproveitar a iluminação natural, gerar economia de energia e aproveitar a água da chuva, entre outras iniciativas que fazem da Ecofit um ambiente próprio para exercitar e relaxar corpo e mente.

Com a consolidação do seu modelo de negócios rentável, apresentando anualmente sólidos números de crescimento, criou um programa de franquias, com a idealização da Franquia Aclimação, inaugurada em agosto de 2017.

Tags : academiaEcológica Ecofit
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response