Digital Life

Ferramentas gratuitas para marketing de conteúdo

Melissa Stranieri

Ferramentas do Google podem ser usadas para quem deseja criar uma estratégia de grande impacto, na divulgação de blogs, e-commerce, sites e portais a custo zero.

Alguns utilizam o Google apenas para realizar buscas, mas por trás existe um processo que mantem os resultados sempre nas primeiras ocorrências. Para quem deseja que o seu site, blog, e-commerce, ou portal, esteja entre as primeiras páginas, vale ficar antenado em nossas dicas. Faremos uma série de matérias, que trará 10 ferramentas essenciais e gratuitas para alavancar o seu negócio.

A primeira já é bem comentada e conhecida no mundo GREEK, é o Google AdWords: Planejador de Palavras-Chave.

Para ter um bom engajamento dos posts, vale investir um tempo na procura de palavras-chave, são elas que ajudam o usuário a encontrar melhor o produto, ou serviço que você esta oferecendo.

Embora existam diversas opções de Planejador de Palavras-Chave, o Google ainda se mantem como uma das melhores e extremamente simples de usar.
Não existe mágica para quem quer conhecer a fundo esta ferramenta, então invista o seu tempo e clique em cada função, elas são autoexplicativas e nada melhor que a experiência particular entre você e a ferramenta, para saber como melhor utilizá-la.
Quanto mais pesquisas você fizer, melhor entenderá como a ferramenta funciona. Além do mais, pesquisas diversas dão uma percepção mais ampla sobre quais palavras-chave funcionam melhor para o seu site.

Em um exemplo, vamos utilizar a busca “marketing de conteúdo” como palavra-chave principal. Em um mundo perfeito, o seu site seria o principal resultado da pesquisa do Google por esse termo. Porém, sabemos que isso é difícil, ou quase impossível. Existem termos de busca mais longas, com uma ou mais palavras, são elas que podem direcionar mais tráfego para o seu site.

Essa ferramenta do Google te ajuda a descobrir alguns termos. Dê uma olhada na tela abaixo:

imagem-1

Conhecendo as possibilidades, você consegue planejar melhor o que fazer a seguir. Vale utilizar as palavras mais precisas sobre o seu trabalho. Neste caso é interessante que se use “marketing de conteúdo b2b” é uma palavra-chave pouco usada, e trará o publico certo para o seu post.

Nesse momento, você pode utilizar o termo como sua palavra-chave principal e descobrir outras ideias de termos cauda longa.

Apesar de ser uma ferramenta básica, o Planejador de Palavras-Chave funciona muito bem para quem busca descobrir palavras-chave para direcionar mais tráfego.

 

Tags : b2bblogbuscadordigitalferramentagooglegratuitomarketing digitalpalavra-chavepalavra-chave gratuitoplanejadorpublico alvositetrafego
ANA PAULA FELIX

The author ANA PAULA FELIX

1 comentário

  1. Uau que matéria show. Arrasou Melissa, texto prático e didático, de fácil entendimento para quem não entende nada do assunto como eu .
    Super anciosa pelo próximo tema.

Leave a Response