Digital Life

iProspect comenta sobre o potencial da rede social Tik Tok

Diretora de mídia da iProspect comenta sobre a nova rede social que já conta com mais 500 milhões de usuários espalhados pelo mundo

Você já ouviu falar sobre a nova rede social chamada Tik Tok? Com o objetivo de criar e compartilhar vídeos curtos de 15 a 60 segundos, o aplicativo conta com um catálogo de músicas nacionais e internacionais separadas por categoria e gênero musical, filtros de ambiente e adesivos temáticos como ferramentas para a edição e produção dos conteúdos em vídeo de forma fácil e descomplicada.

Segundo a consultoria SensorTower, mundialmente o Tik Tok é um dos aplicativos com o maior número de download no primeiro trimestre de 2019. Com mais de 500 milhões de usuários espalhados pelo mundo, sendo uma das redes sociais mais utilizadas dos dois últimos anos. Em setembro de 2016, a rede social foi lançada pela Bytedance, uma das startups mais valiosas do mundo. Nos EUA já existem perfis com o mesmo número de seguidores do Instagram em menos de 2 anos de existência. No Brasil, existem perfis como da Maria Clara Tavares com mais de 1,6 MM de seguidores e a Maisa Silva com 950k de seguidores.

Thaís Cintra, diretora de mídia da iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 55 países, explica que o aplicativo é um novo território para as marcas desbravarem e uma nova maneira de produzirem vídeos que expressem o lado criativo. “Com o Tik Tok é possível alcançar um perfil de público mais jovem numa rede social que permite a eles expressarem toda a sua criatividade e suas paixões, imprimindo um DNA menos informativo, polêmico e estético e voltado para o entretenimento rápido, retratando muitas vezes a vida como ela é, de forma divertida, leve, livre, dinâmica e descompromissada”, explica.

De olho nessa rede social voltada principalmente para os jovens, no final de 2018, o Facebook lançou nos EUA um aplicativo para concorrer com o Tik Tok, chamado Lasso como uma tentativa de reconquistar os adolescentes que estão abandonando a rede. “O Brasil sendo um país muito ativo nas redes sociais demonstra um grande potencial de crescimento nessa rede, principalmente pela adesão dos adolescentes e jovens, podendo a curto prazo ter uma base de usuários desse target que se aproxime ou até mesmo supere redes sociais como Facebook e Instagram” comenta Thais Cintra.

O vídeo é o formato de conteúdo que mais cresce mundialmente e o Tik Tok está surfando nessa onda, trazendo aos usuários uma plataforma com linguagem jovem e interação fácil, distante da vida de aparências de outras redes sociais, mostrando tarefas do dia a dia de forma divertida, sem compromisso, sem rótulos e inclusiva por meio de uma interface amigável para edição dos vídeos.

“O Tik Tok tem uma proposta diferenciada, não existe uma corrida desmedida por influenciadores, likes e comentários e tampouco a missão de ser formador de opinião, a ordem é o entretenimento descompromissado com um viés muito claro voltado para o humor, uma abordagem ideal para público adolescentes, que nessa fase da vida, constantemente é assombrado por inseguranças que passam por questões relacionadas a sua aparência física e financeira, que muitas vezes os faz sentir distantes e não aceitos em seu círculo de convívio “, diz Thais Cintra.

No Brasil até o momento, a rede ainda não está sendo muito explorada pelas marcas, já existem algumas ações que estão sendo feitas por meio de influenciadores que falam sobre as marcas de forma contextual em seus vídeos como o já feito pela Nicole Louise para uma conhecida marca de chocolate. “Como a plataforma ainda é muito recente, aqui no Brasil as agências e as marcas ainda estão entendendo como a rede pode contribuir como um canal de mídia de forma estratégica”, finaliza Thais Cintra.

Sobre a iProspect Brasil

A iProspect Brasil é a agência de marketing digital full performance pioneira em seu segmento e com uma rede presente em 55 países. A proposta da agência é oferecer soluções completas de marketing digital que impactem, engajem e, sobretudo, gerem os melhores resultados para os clientes, refletidos em vendas, interatividade ou fortalecimento da marca. Isso é feito com um profundo conhecimento do perfil do público-alvo, sua jornada de compra e sempre com base em dados e no contínuo acompanhamento dos resultados, medidos a partir de ferramentas tecnológicas robustas, muitas delas proprietárias ou exclusivas. A iProspect pertence à Dentsu Aegis Network, terceira maior rede de comunicação do mundo, sendo a maior compradora de anúncios do Google e parceiro estratégico Alpha do Facebook. Com 22 anos de atividade, sendo 12 no Brasil, a agência emprega 4.300 colaboradores no mundo e 100 no Brasil. O amplo portfólio da iProspect abrange soluções que atingem todos os canais digitais, desde pesquisa e planejamento, gestão e operacionalização de mídia, links patrocinados, mídia gráfica, mídia programática, vídeo, social, afiliados, comparadores de preço, SEO, conteúdo, gestão de redes sociais, criação, até análise e otimização da usabilidade de canais (proprietários ou não).

Tags : iProspectrede socialTik Tok
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response