Saúde

LER (Lesões por esforço repetitivo) no ombro, saiba como se prevenir!

A dor crônica no ombro geralmente resulta de esforços prolongados, repetitivos ou inadequados. Às vezes, esse tipo de dor é chamado de lesão por esforço repetitivo (LER) ou distúrbio de trauma cumulativo. Essas lesões são frequentemente causados ​​por tarefas no trabalho. Atividades pequenas e repetitivas podem sobrecarregar os músculos e tendões da parte superior do corpo, incluindo o ombro. O ortopedista e Professor Adjunto da UFRJ, Márcio Schiefer, explica as causas, como diagnosticar a lesão, os tipos, tratamentos e como se prevenir.

Algumas situações que podem causar LER no ombro:

– Transportar ou levantando cargas pesadas

– Ausência de descanso

– Mesas e cadeiras inadequadas

– Desequilíbrio (ou fraqueza) muscular dos do tronco e dos membros superiores

– Postura incorreta nas atividades cotidianas

Como são diagnosticadas lesões por esforço repetitivo no ombro?

O especialista irá rever os sintomas e examinar a área lesionada, movimento, flexibilidade e características da dor. Também poderá ser solicitado imagens adicionais para determinar o tipo de lesão.

Tipos específicos de lesões podem incluir:

– Síndrome do impacto

– Doença articular degenerativa

– Ruptura do manguito rotador / tendinite bicipital

– Dor miofascial (dor centrada em torno de pontos-gatilho nos músculos)

Como são tratadas lesões por esforço repetitivo no ombro?

Segundo Schiefer, o tratamento pode incluir repouso e medicamentos para tratamento da dor, se necessário. Técnicas compensatórias podem ser ensinadas para reduzir os sintomas. O tratamento médico de condições específicas varia. É muito importante aprender a postura correta, a sustentação e a manutenção do peso.

Como se prevenir?

Flexibilidade e músculos fortes são essenciais para ajudar a prevenir lesões no ombro. A fisioterapia pode ser útil no tratamento de sintomas e na prevenção da recorrência. Alguns exercícios específicos para fortalecer o ombro também podem ser úteis. Esses exercícios devem ser realizados continuamente para evitar dores no ombro. Exercícios de alongamento devem ser realizados diariamente, e exercícios de fortalecimento, realizados em dias alternados, sempre acompanhado de um profissional da área.

Tags : exerciciosLERLesõesombro
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response