Saúde

Novartis promove campanha para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da Esclerose Múltipla

Visão turva ou dupla, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores musculares, fraqueza muscular, fadiga, formigamento, dormência, disfunção cognitiva, depressão, disfunções intestinais e de bexiga. São esses os principais sintomas8 de quem sofre com Esclerose Múltipla (EM), doença neurológica, crônica e autoimune, responsável por ser a principal causa de incapacitação de jovens adultos. Cerca de 60% das pessoas acometidas pela EM podem inclusive tornar-se impossibilitados de andar.

E para dar visibilidade à doença que atinge 2,3 milhões de pessoas no mundo1, o mês de agosto foi estabelecido para alertar sobre o diagnóstico e sobre o tratamento adequado da enfermidade. Pegando carona no Agosto Laranja, a Novartis promove a campanha “Diagnóstico na hora certa: os sinais da Esclerose Múltipla não têm hora nem idade para aparecer, descubra como identificá-los!”.

Especificamente no Dia Nacional de Conscientização de Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto, haverá uma ativação no Shopping Center 3 na qual os visitantes poderão participar de um tabuleiro que simula os sintomas da doença e que leva ao diagnóstico, de modo lúdico. Trata-se de um jogo com proposta de entretenimento em que há a utilização de habilidade intelectual, boa memória e estratégia de raciocínio.

E quem passar por lá tem um ótimo motivo para participar: a farmacêutica firmou uma parceria em prol da conscientização com o Bike Sampa, sistema de bicicletas compartilhadas operado pela Tembici com patrocínio do Itaú Unibanco. Todos os participantes da ação receberão um código de desconto para usar as bikes laranjinhas ao longo de setembro.

Importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico da Esclerose Múltipla é, majoritariamente, clínico. Porém, há exames laboratoriais e de imagem que auxiliam no processo, como os que contemplam a análise do líquido cefalorraquidiano e a ressonância magnética que captura imagens da medula e do encéfalo. Em ambos os casos, o propósito é mostrar as lesões da desmielização2 (danificação da bainha de mielina dos neurônios).

“A Esclerose Múltipla é uma doença de difícil diagnóstico, principalmente nas fases iniciais, pois ela pode se manifestar por meio de sintomas transitórios que duram até uma semana. Por isso é comum ouvir relatos de que os sintomas foram ignorados por anos”, afirma a Dra. Samira Pereira, neurologista especialista em esclerose múltipla.

Apesar de a doença não ter cura, há terapias disponíveis no Brasil nos mercados público e privado. Pacientes tratados com medicação adequada têm seis vezes mais chances de se manter em uma condição que não apresente ‘nenhuma evidência de atividade da doença’3-7.

Serviço

Ativação no Shopping Center 3 – Dia Nacional de Conscientização de Esclerose Múltipla

Data: 30/08 (sexta-feira)

Horário: das 10h às 22h

Local: Avenida Paulista, 2064, Cerqueira César / São Paulo, SP;

Sobre a Novartis

A Novartis está reinventando a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como líder global em medicamentos, utilizamos inovações científicas e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Com foco na descoberta de novos medicamentos, estamos entre as principais empresas do mundo que investem consistentemente em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 130 mil pessoas de quase 150 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em: www.novartis.com.

Tags : AlertaCampanhadiagnósticoesclerose multiplaNovartisprecoce
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response