Cultura

Prefeitura do Rio lança o Programa Cadeira Cativa e vai distribuir dois mil ingressos por mês

Iniciativa que tem o objetivo de ampliar o acesso à cultura vai beneficiar instituições e projetos sociais

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lança o programa Cadeira Cativa. O projeto, que tem o objetivo de democratizar o acesso às artes e formar futuros consumidores da cultura, vai distribuir gratuitamente cerca de 2 mil ingressos de atividades culturais por mês para pessoas de baixa renda, projetos sociais e instituições como ONGs, universidades e escolas públicas. O responsável pela entidade deve fazer a inscrição online informando dados como a faixa etária do público atendido e a área de atuação. Após a coleta das informações, as organizações serão direcionadas aos espetáculos de acordo com o perfil. As inscrições devem ser feitas no site www.rio.rj.gov.br/web/smc.

“A Prefeitura do Rio está cumprindo um papel muito importante com esse programa: o de proporcionar o acesso à cultura para quem tem menos condições. Ao mesmo tempo em que estamos promovendo a cidadania e a inclusão social, estamos formando espectadores que, no futuro, continuarão frequentando teatros, museus e centros culturais. Hoje todos os grandes espetáculos que estão em cartaz no Rio têm alguma participação da Prefeitura, seja porque estão em cartaz em nossa rede de equipamentos culturais, seja porque contam com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura seja com patrocínio ou com apresentação em nossos equipamentos. Estamos oferecendo o que há de melhor na atual programação carioca”, afirma a Secretária Municipal de Cultura Mariana Ribas.
Após o cadastro ser validado, a instituição passa a receber a programação dos eventos disponíveis por e-mail e tem até dois dias para manifestar interesse. O responsável deve enviar a lista com os nomes das pessoas contempladas com os ingressos, que serão colocados à disposição na bilheteria. Serão oferecidos ingressos para espaços como Museu do Amanhã, Planetário da Gávea, Cidade das Artes e Parque das Ruínas, além de ações patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura.
Em fase experimental desde abril, o programa distribuiu mais de quatro mil ingressos para instituições como Ballet Manguinhos, Ligação Cultural, Projeto Arte e Dança Raízes da Vila e Instituto Mangueira do Futuro.
Tags : CadeiraCativaingressosPrefeituraProgramaRio
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response