Beleza

S.O.S CABELO: VOCÊ REALMENTE SABE TUDO SOBRE OS CUIDADOS DOS FIOS?

hair stylist e químico Rogério Magalhães ensina como identificar o tratamento ideal para o seu tipo cabelo, além do cuidado merecido com os fios

Chapinha, secador, tintura, estresse e aquela temida progressiva nos cabelos são as maiores causas dos fios recessados, fracos e apresentando queda. Nós mesmas percebemos o quanto nosso cabelo sofre no dia a dia, mas afinal, como realmente identificar como esta a saúde dos nossos fios, e, além disso, como realizar o melhor tratamento? O cabeleireiro, maquiador e químico Rogério Magalhães (@rogeriomagalhaesoficial) tira suas principais duvidas, afinal, você sabia que a saúde do seu cabelo diz muito sobre você?

Rogério responde:

– Como saber se o cabelo está danificado ou não?

Cada pessoa conhece o seu cabelo, e irá perceber quando secar e lavar que ele não está com aquele aspecto macio, solto e bonito, e sim mais, poroso, opaco, sem vida e sem movimento. Isso já é um alerta que você necessita de um tratamento para os fios. Uma dica é não sair comprando o primeiro creme para tratamento, ou realizar qualquer procedimento no salão. Você deve sempre procurar um profissional de sua confiança para saber com maior precisão do diagnóstico, e assim, comprar e realizar a melhor ação.

– Sabemos que a química danifica o cabelo, mas até que ponto?

No geral, a química realmente danifica o fio, pois ele altera o PH do couro cabeludo, modificando o fio. Por isso você deve sempre prestar atenção nos produtos que está utilizando e ficar de olho nas marcas lideres do mercado. Procure sempre aquelas que possuam princípios ativos para tratar o cabelo, além de tingir. Tinta a base de óleos vegetais, por exemplo, é uma ótima opção.

– Se minha saúde está ruim, isso interfere no cabelo? E o estresse realmente faz cair os fios?

Sim, se você estiver com uma anemia, baixa de vitaminas ou problemas de tireoide, isso afeta diretamente o cabelo, ocasionando queda, diminuição ou afinamento. Além disso, foi comprovado cientificamente que o estresse aumenta a quantidade de fios brancos e provoca queda, devido ao aumento de cortisol no corpo.

É sempre bom estar com a saúde em dia principalmente em relação às vitaminas A, B, ZINCO e FERRO que são responsáveis pela saúde do cabelo. O segredo é ter uma rotina e alimentação saudável e sempre ficar de olho nas taxas hormonais e nas vitaminas. E lembrando que procurar um profissional de saúde adequado para avaliar.

– Como identificar o tratamento ideal para cada tipo de cabelo?

Alguns sinais servem de alerta para mostrar que o cabelo precisa de tratamento como: ressecamento, porosidade, excesso de oleosidade. A insatisfação deve gerar uma procura pelo seu cabeleireiro de confiança. Em casos mais graves é interessante também procurar um tricologista para uma análise mais detalhada do que aconteceu com o couro cabeludo.

Fique atento aos produtos que você está utilizando em casa, pois muitas vezes não são os mais adequados para o seu tipo de cabelo, ou até pelo simples fato dos seus fios não precisarem desse tipo de tratamento. Para não errar, os principais tratamentos são estes:

Hidratação- Significa mais água para o cabelo- com alguns princípios ativos de tratamento, mas é a necessidade de devolver água para o cabelo.

Nutrição– Significa nutrir o cabelo com vitaminas, isso para quando os fios estão porosos ou fracos. Nutrir esse fio e recuperar esse couro cabeludo.

Reconstrução: ou reparação – é para cabelos que estão quimicamente modificados que alterou muito, no caso de uma descoloração ou tinturas muito agressivas. Assim, você precisa reconstruir essa fibra. Serve para cabelos que estão extremamente ressecados e porosos para utilizarmos um tratamento mais profundo. Finalizando o procedimento com a prancha, deixando o cabelo com aspecto mais saudável e solto.

Tags : cabelohidrataçãonutriçãos.o.s
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response