Sem Categoria

Um alimento com baixo valor calórico e rico em proteínas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve um serviço de divulgação dos alimentos que estão na época em cada mês. Em novembro, iremos falar sobre os legumes e as verduras, começando pela vagem, que possui um baixo valor calórico, é rica em proteínas, possui fibras de boa qualidade que auxiliam na digestão e contribuem para a saciedade.

Saiba mais sobre as verduras e legumes do mês:

Verduras:

• Alface: Ajuda a diminuir o colesterol ruim, por conter niacina, mais conhecida como vitamina B3, ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL e, contribui para o aumento do colesterol saudável, o HDL. Assim, a alface se torna uma aliada da saúde cardiovascular. Pode ser adicionada em salada, sucos e sanduíches.

• Almeirão: Da mesma família da alface e chicória, o almeirão tem sabor amargo. Presentes na folha, estão a vitamina A, que é responsável pela saúde da pele e visão, a vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico além de minerais como fósforo e ferro, que auxilia no bom funcionamento do organismo.

• Rúcula: É um vegetal muito apreciado por ter um sabor forte e picante. É rica em vitaminas A e C, que auxiliam na saúde dos olhos e na imunidade, respectivamente. Minerais como ferro, cálcio e fósforo também estão presentes na folha. As fibras que a folha contém, ajudam no bom funcionamento intestinal.

Legumes:

Abobrinha: Possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

Berinjela: É hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Pepino: Rico em nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, C, potássio, magnésio e silício. É composto por grande parte de água, sendo um poderoso diurético natural e também digestivo devido às suas fibras. Auxilia no combate a problemas de pele, assim como do diabetes.

Pimentão: Além de suas propriedades nutricionais como as vitaminas A e C, que são antioxidantes e minerais como cálcio, fósforo e ferro, o pimentão é amplamente consumido por seu sabor picante que se dá por uma substancia chamada de capsaicina que é um anticoagulante natural, auxiliando no controle da pressão sanguínea além de ajudar na redução do colesterol.

Tomate: É uma fruta muito conhecida e muito utilizada em diversas preparações. Rica em licopeno, carotenoides, vitamina A, B1, B2, B3, C, cálcio e fosforo. Auxilia em várias funções no organismo inclusive na prevenção do câncer de próstata.

Receita:

Torta de vagem

Ingredientes:

1 dente de alho médio (4g)300g de vagem100g de queijo branco3 colheres (sopa) de azeite (45mL)1 e 1/2 colher (chá) de sal (9g)4 ovos médios (260g)1/2 xícara (chá) de leite (120mL)4 colheres (sopa) de creme de ricota (72g)4 colheres (sopa) de farinha de trigo (40g)2 colheres (sopa) de farinha de rosca (28g)

Modo de Preparo:

Descasque, lave e esprema o alho. Lave a vagem e corte em pequenos pedaços. Corte o queijo branco em pequenos cubos e reserve. Em uma panela, doure o alho com 1 colher (sopa) de azeite e refogue a vagem com 1/2 colher (chá) de sal. Em uma tigela, bata os ovos, com auxílio de um garfo e adicione o leite, o creme de ricota, a farinha de trigo, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de sal e misture bem com um fue até a massa ficar homogênea.

Unte um refratário com 1 colher (sopa) de azeite e coloque a massa. Salpique a vagem refogada, os pedaços de queijo branco e a farinha de rosca. Leve para assar em forno médio por aproximadamente 45 minutos.

Tempo de preparo: 1h40min

Rendimento: 11 porções

Peso da porção: 350g

Valor calórico da porção: 155 Kcal

Tags : alimentoslegumesProteínasverduras
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response