Saúde

West Plaza promove vacinação gratuita contra o sarampo neste sábado

Feita em parceria com a Santa Casa de São Paulo, campanha ocorre das 9h às 16h no 2.º piso do bloco B

Com o crescente número de casos de sarampo em São Paulo, o Shopping West Plaza, em parceria com a Santa Casa de São Paulo, recebe neste sábado (20) o Centro de Saúde Escola Barra Funda para aplicar doses gratuitas da vacina tríplice viral para o combate da doença. A ação será realizada no 2.º piso do bloco B, das 9h às 16h.

A campanha é direcionada, principalmente, para jovens de 15 a 29 anos, faixa etária considerada mais vulnerável a infecções por conta da menor procura pela vacina. Para ser imunizado, basta levar documento de identidade ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

O sarampo é um vírus altamente contagioso, que pode evoluir para complicações e levar à morte. Sua transmissão pode ocorrer, por exemplo, por espirro, tosse, beijo e uso compartilhado de talheres. De acordo com o Ministério da Saúde, só a vacina previne com eficácia a doença.

Em 2019, foram mais de 18 mil casos confirmados e 15 mortes por sarampo no Brasil, sendo 14 delas em São Paulo. Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, a capital paulista já registrou 77 pessoas com a doença.

Além da prevenção contra o sarampo, a vacina tríplice viral também combate a caxumba e a rubéola. A imunização não é recomendada apenas em casos de gravidez, imunodepressão, alergia a ovo e anafilaxia (reação alérgica) à dose anterior.

No mesmo dia, os frequentadores do West Plaza também podem aproveitar a presença dos profissionais de saúde para se vacinarem contra a febre amarela. Com o forte período de chuvas (entre janeiro e abril), a enfermidade possui uma incidência maior por conta do aumento da quantidade de mosquitos transmissores. A imunização é indicada para crianças a partir dos 9 meses até adultos de 60 anos.

Pessoas imunossupressoras, pacientes em tratamento de quimioterapia, hipersensibilidade grave, alérgicos a ovo e pessoas com histórico de doença de timo não podem tomar a vacina contra febre amarela.

SERVIÇO

Campanha de vacinação contra sarampo (tríplice viral) e febre amarela

Data: 14 de março (sábado)

Horário: 9h às 16h

Local: bloco B, 2.º Piso

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, s/n, Água Branca – São Paulo, SP

Público-alvo: 15 a 29 anos

Vacinação gratuita

Tags : SarampoShoppingSPVacinaWest Plaza
Bruna Munhoz

The author Bruna Munhoz

Leave a Response